Após mais de 60 anos de espera, escola indígena recebe estrutura nova, em Barra do Garças. Em mais de seis décadas de existência, a escola Dom Felippo Rinaldi, localizada em território Xavante, nunca havia recebido reforma estrutural significativa

Secom-BG

A nova estrutura da escola indígena Dom Felippo Rinaldi será entregue nos próximos meses, após 60 anos sem que a estrutura antiga recebesse uma única reforma geral significativa. As novas instalações da unidade foram construídas do zero para comportar mais de 200 alunos Xavante, do ensino fundamental e médio, que vivem na terra indígena São Marcos, em Barra do Garças.

Ao longo de mais de seis décadas, a histórica escola Dom Felippo Rinaldi sofreu alto nível de degradação devido à ação do tempo, sem receber intervenções estruturais significativas. Reformar o prédio já não era tecnicamente viável, por isso, a solução foi construir do zero uma nova unidade, mais moderna, ampla e segura.

Em formato de colmeia, a nova escola conta com espaços amplos e modernos, com 14 salas de aula multiuso, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório, salas de reunião, setor administrativo, espaços de recreação e uma quadra poliesportiva. A estrutura foi projetada para garantir melhores condições de ensino, além de oferecer mais conforto, acessibilidade e bem-estar à comunidade Xavante da região.

O projeto está em fase final de execução e a entrega da unidade está prevista para este semestre. Com um investimento superior a R$ 4 milhões, a obra é resultado de um convênio entre o Governo de Mato Grosso, através do programa Mais MT, e a Prefeitura de Barra do Garças.

Para o prefeito, Dr. Adilson Gonçalves, a obra vai marcar a história do povo Xavante.

“Estamos garantindo estrutura de qualidade para a educação indígena e também investindo na valorização do povo Xavante. Através da educação, nossa cultura interage diretamente com a cultura da etnia Xavante e esse contato permite que compartilhemos saberes e experiências. Estamos muito felizes em concluir mais esse investimento”, destacou o prefeito.

Compartilhe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2024 – Mais Araguaia – Todos os direitos reservados | Aragarças-GO