Deputado participou do lançamento do Opencare Interop , promovido pelo núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da USP, e destacou urgência de unificar dados de saúde no Brasil
O deputado federal Ismael Alexandrino defendeu nesta segunda-feira (15/12) que a interoperabilidade entre sistemas de saúde é fundamental para garantir a sobrevivência do Sistema Único de Saúde (SUS) nas próximas décadas. A declaração foi feita durante o lançamento do programa Opencare Interop, promovido pela InovaHC do Hospital das Clínicas da FMUSP e a Moso, em parceria com a B3 e a PDTec, na Arena B3, em São Paulo.
“Se não tiver interoperabilidade, nós não teremos dados suficientes para fazermos planejamento de política pública de saúde com avaliação de tendência de cenários, para termos um sistema único de pé daqui a 20 anos, daqui a 30 anos”, alertou o parlamentar na abertura do evento.
Ismael Alexandrino enfatizou a necessidade de expandir o projeto piloto apresentado para contemplar todos os 213 milhões de brasileiros. Segundo ele, ocupantes de posições estratégicas têm a responsabilidade de transformar a iniciativa em política pública abrangente.
O deputado é autor do Projeto de Lei 3719/2025, que trata da transformação digital e da interoperabilidade dos sistemas de saúde. Durante sua fala, elogiou a recente unificação dos dados de saúde pelo CPF, implementada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mas ressaltou que é preciso ir além.
“Todas as instituições de saúde, públicas, do terceiro setor ou privadas, precisam compreender e se conectar. Se nós não tivermos essa possibilidade de conexão, não teremos dados padronizados e estruturados”, argumentou.
Para o parlamentar, a ausência de dados padronizados e seguros impede que diferentes stakeholders, operadoras de saúde, prestadores de serviço, academia e gestores públicos, possam realizar planejamento adequado e executar suas ações de forma eficiente.
Ismael Alexandrino classificou o Opencare Interop como “o pontapé inicial do maior projeto de sustentabilidade econômica e financeira do nosso sistema único de saúde” e se comprometeu a trabalhar pela expansão da iniciativa.
O evento contou também com a presença da deputada federal Bruna Furlan e da deputada Adriana Ventura, citadas pelo parlamentar como aliadas na agenda da transformação digital da saúde.