O Prefeito Neguinho da Areia, o Secretário de Administração, Erasmo Vieira, a Secretária de Educação Eliane Timo e a vice-presidente da Cooper-Oziel, Maria de Fátima acompanhada com alguns cooperados se reuniram na quinta-feira (9/1) para tratar sobre o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Já o PNAE tem caráter suplementar à educação.
O prefeito Neguinho da Areia, destacou que o fortalecimento das parcerias entre os produtores e as escolas é essencial para garantir uma alimentação saudável e acessível para toda a comunidade. Com este programa, é possível beneficiar os alunos municipais com itens de qualidade na merenda.
“Acreditamos que, de mãos unidas, em prol da produção de alimentos destinados à merenda escolar do município de Baliza e o empenho de todos, os alunos terão a garantia do alimento com maior qualidade nas refeições nas instituições escolares. “, destacou o secretário Erasmo Vieira.
“Além de fortalecer a agricultura familiar, essa iniciativa garantirá mais nutrição e qualidade da merenda para nossos alunos. Um programa sólido, que integra Prefeitura de Baliza e Cooper-Oziel”, disse a Secretária de Educação Eliane Timo
“A Cooperativa Agropecuaria Integrada dos Produtores Familiares do Assentamento Oziel Alves Pereira e Região – Cooper-Oziel, terá a satisfação e o compromisso de oferecer no cardápio da merenda escolar, itens variados como verduras, frutas e legumes, com o intuito de levar uma merenda escolar cada vez mais saudável para os alunos da rede municipal de Baliza”, enfatizou a vice-presidente da Cooperativa, Maria de Fátima.
O PAA e o PNAE são programas do governo federal que visam combater a fome e a pobreza.
O PAA é um programa de aquisição de alimentos, criado em 2003. A prefeitura pode receber recursos do PAA, por exemplo, quando agricultores familiares entregam alimentos ao município.
O PNAE é um programa de alimentação escolar, criado em 2009. A prefeitura recebe recursos do PNAE, que são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O PNAE é destinado a estudantes da educação básica pública, e o repasse é feito aos estados e municípios.
Da Redação