A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na última semana, um grande mutirão de cirurgias oftalmológicas, voltadas para a realização de remoção de catarata, pterígio e limpeza de lentes intraoculares (YAG Laser). Os procedimentos cirúrgicos são realizados nesta semana, com pacientes já encaminhados.
O mutirão está atendendo pacientes regularizados, que esperavam na fila por procedimentos oftalmológicos. Na semana passada, entre os dias 5 e 9, os pacientes fizeram a consulta pré-operatória, na Unidade Básica de Saúde do Nova Barra II.
Além dos atendimentos voltados aos casos cirúrgicos, também são realizadas consultas de acuidade visual, buscando avaliar, inclusive, a atualização de grau de óculos.
Na quinta-feira (14), começam as cirurgias para aqueles identificados com catarata, pterígio ou que necessitam da limpeza da lente intraocular, um procedimento comum após a cirurgia de de catarata.
Na próxima semana, estão previstas as consultas pós-operatórias aos pacientes que fizeram a cirurgia, podendo esse calendário ser alterado, a partir da demanda dos serviços.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Salete Lauermann, o município deve realizar em torno de 600 atendimentos, entre consultas e procedimentos cirúrgicos, apenas nesta campanha.
“Essa é a 8ª etapa do mutirão de procedimentos oftalmológicos que estamos realizando na gestão do Dr. Adilson. No total, estamos somando mais de 2 mil pacientes atendidos”, informou em coletiva de imprensa, na última sexta-feira (8).
O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, agradeceu a parceria com o deputado estadual Dr. Eugênio que emprenhou uma emenda parlamentar no valor de aproximadamente R$ 1,3 milhões para a realização da campanha.
“Quando nós assumimos a gestão, tínhamos filas enormes de pessoas aguardando cirurgia por mais de 3 anos, e hoje estamos finalizando 2024 quase com as filas zeradas, principalmente na área da oftalmologia”, destacou.
O Dr. Eugênio comentou sobre a importância desse tipo de cirurgia para a qualidade de vida do cidadão. “Veja você o quão é importante para esses pacientes que têm a acuidade visual muito diminuída e agora passam a enxergar o mundo completamente diferente.”