Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças vai promover a 2ª São Silvestre da Terra Indígena São Marcos, com diversas categorias de corrida exclusivamente para o povo Xavante. O evento esportivo ocorre no dia 13 de dezembro, na Aldeia São Marcos, e, além de promover o esporte, tem o objetivo de conscientizar contra o alcoolismo e o uso de drogas ilícitas.
As corridas buscam valorizar o esporte nas comunidades indígenas, bem como promover as práticas esportivas como elemento fundamental para a saúde, educação e para a cidadania. Além disso, um dos principais objetivos é o combate ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas entre os Xavante.
A Polícia Judiciária Civil é parceira do evento e vai realizar palestras de conscientização nas aldeias da Terra Indígena São Marcos, levando informações e esclarecendo os riscos do consumo de álcool e do envolvimento com os entorpecentes.
A São Silvestre reúne cinco categorias de corrida, de acordo com a faixa etária do competidor. A categoria adulta compreende os indígenas a partir de 15 anos de idade, na prova de 5 km de distância.
Já as categorias infantis são divididas nas faixas etárias de 3 a 4 anos (50 metros), 5 a 7 anos (100 metros), 8 a 10 anos (200 metros) e 11 a 14 anos (400 metros).
Segundo o idealizador do evento, o vice-prefeito de Barra do Garças, Professor Sivirino Souza, a corrida é uma forma de fortalecer o desenvolvimento social dentro das aldeias Xavante. Ele também acredita que é uma oportunidade de revelar talentos do esporte na comunidade indígena.
“Foi na edição de 2021 que a atleta Tamires Lafonde, indígena Xavante, foi descoberta. Ela é uma das nossas campeãs, premiada em várias competições e uma das melhores atletas do Brasil na categoria de até 16 anos”, afirmou.
Além da Polícia Civil, também são parceiros do evento o Governo de Mato Grosso, a Unimed Araguaia, a Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT) e o deputado estadual Beto Dois a Um.