Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças está apurando possíveis ligações clandestinas de esgoto na região do Porto do Baé. A fiscalização ocorre a partir de denúncias e outros indícios que sugerem ligações de esgoto em rede de drenagem pluvial, uma prática prejudicial aos recursos naturais e considerada crime contra o meio ambiente.

Na manhã desta terça-feira (10), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Agência de Regulação e Fiscalização de Barra do Garças (Agirf) realizaram uma vistoria na região do Porto do Baé para identificar possíveis ligações irregulares de esgoto. Durante as ações, foram coletadas amostras de materiais líquidos com características compatíveis à esgoto in natura, ou seja, efluente que não foi tratado.

O material será analisado em laboratório. Caso seja confirmada a origem em ligação clandestina ou lançamento direto de esgoto no meio ambiente, o responsável será notificado.
O lançamento ou ligação irregular de esgoto é considerado poluição que pode causar danos à saúde humana, à flora e à fauna. Por isso, a prática é tipificada como crime ambiental, podendo ser punido com multa, reclusão ou detenção.
