Secom-BG
O histórico prédio Dom Bosco completa, nesta quinta-feira (5), dois anos de reativação. Após duas décadas de abandono, a estrutura deu a volta por cima, comportando hoje o complexo administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças e a escola João Alves dos Santos, que acumula premiações pela qualidade do ensino.

Quem vê o Complexo Educacional Dom Bosco hoje, recebendo mais de 230 alunos do ensino fundamental e cerca de 70 servidores que atuam na sede da Secretaria de Educação, não imagina que em 2021 o prédio se apresentava com um aspecto desolador de abandono, que descaracterizava a paisagem da região.

A escola Dom Bosco foi desativada em 2005, após seus anos de auge, nas décadas de 1980 e 1990, quando a unidade construiu uma tradicional e respeitada comunidade escolar, liderada pela Congregação Salesiana. Com a desativação, quase 20 anos se passaram sem que o Poder Público decidisse um destino ao prédio histórico.

Só em 2022 foi que a reforma começou. A Prefeitura viabilizou um investimento de cerca de R$ 6 milhões para recuperar toda a estrutura física do espaço, ampliar o prédio e construir uma nova quadra poliesportiva.
As obras foram concluídas em 2023 e, no ano seguinte, a estrutura já começava o seu primeiro ano letivo, comportando o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) João Alves dos Santos.

Na nova estrutura, o CMEB João Alves dos Santos, que já era premiado no Alfabetiza-MT, conquistou a premiação pela segunda vez, reforçando a qualidade do ensino entregue na unidade. O prêmio destaca as 100 escolas com melhor desempenho em alfabetização no estado.
Também em 2024, a sede da Secretaria Municipal de Educação foi transferida para o Complexo Dom Bosco, com maior espaço para acomodar os servidores e atender o público. Do prédio, parte toda a gestão do ensino do município, desde o gerenciamento dos recursos até o planejamento pedagógico.

Segundo o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, a reativação da escola é uma grande conquista para o município.
“A reforma no Complexo Dom Bosco é o resgate de um patrimônio público que ficou por muito tempo esquecido. Um patrimônio que é também histórico no município e faz parte da memória de toda a região”, destacou.
O prefeito também pontua que a escola é parte dos esforços da gestão em melhorar a estrutura física da educação e a qualidade do ensino em Barra do Garças.
“Nossa preocupação, além de proporcionar ambiente de qualidade para as atividades de ensino, é garantir vagas escolares a longo prazo nas várias regiões do município. A reforma no Dom Bosco foi uma das grandes obras que atenderam a esse objetivo.”