Fato inédito marca gestão do prefeito Neguinho da Areia em Baliza-GO

A gestão do prefeito Neguinho da Areia marcou um feito histórico em Baliza (GO) ao viabilizar, pela primeira vez, a entrega de 72 Contratos de Concessão de Uso (CCUs) para famílias do Assentamento Oziel Alves Pereira. A assinatura dos documentos ocorreu durante o 13º Encontro dos Filhos de Baliza-GO, em um evento que reuniu autoridades locais, estaduais e federais.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Baliza, Neguinho da Areia, a primeira-dama, Clemarcia Torres, a Secretária Municipal de Agricultura, Sueli Pereira e Silva, o superintendente do Incra em Goiás, Elias D’Ângelo Borges, o representante da Emater, João Reis, além de vereadores, secretários municipais e os deputados estaduais Rosângela Rezende e Gugu Nader.

A liberação dos CCUs foi resultado da articulação do prefeito Neguinho da Areia, em conjunto com a secretária municipal de Agricultura, Sueli Pereira, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A medida garante segurança jurídica às famílias assentadas, impulsionando a cidadania e fortalecendo a agricultura familiar no município.

Fomento Mulher já beneficia 167 agricultoras

A conquista está inserida em um conjunto mais amplo de ações de apoio à reforma agrária. No Assentamento Oziel, 167 mulheres já estão sendo beneficiadas com o programa Fomento Mulher, que disponibiliza R$ 8 mil para a implantação de projetos produtivos. Outras 200 mulheres já estão cadastradas para receber o recurso nos próximos meses.

“Ao garantir esses incentivos, estamos promovendo não apenas a inclusão produtiva das mulheres no campo, mas também ampliando a autonomia econômica das famílias assentadas”, pontuou a secretária Sueli Pereira e Silva.

Expansão dos programas para outros assentamentos

A Prefeitura de Baliza também está pleiteando junto ao Incra a extensão dos programas Fomento Mulher e Fomento Jovem para os Assentamentos Bebedouro e Vale do Araguaia. As iniciativas oferecem crédito no valor de R$ 8 mil tanto para mulheres titulares de lotes quanto para jovens assentados, com o objetivo de fomentar atividades produtivas e fixar a juventude no campo.

“O Fomento Jovem e o Fomento Mulher são políticas públicas essenciais para o fortalecimento da agricultura familiar. Estamos trabalhando para que mais famílias de Baliza sejam contempladas com esses programas”, afirmou a secretária Sueli.

A gestão municipal comemora o avanço como um marco para o desenvolvimento rural sustentável e a consolidação da reforma agrária no município.

Compartilhe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2024 – Mais Araguaia – Todos os direitos reservados | Aragarças-GO