Indígenas Xavante participam de 2ª corrida São Silvestre na terra de São Marcos, em Barra do Garças. A corrida ocorre neste sábado (13), reunindo exclusivamente competidores indígenas da Terra São Marcos

Secom-BG

A 2ª Corrida São Silvestre da Terra Indígena São Marcos ocorre neste sábado (13), reunindo competidores indígenas Xavante. O evento esportivo será realizado na Aldeia São Marcos e tem o objetivo de conscientizar contra o alcoolismo e o uso de drogas ilícitas.

Realizada pela Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com a Polícia Judiciária Civil, o evento busca valorizar o esporte nas comunidades indígenas, bem como promover as práticas esportivas como elemento fundamental para a saúde, educação e cidadania. Outro objetivo da ação é o combate ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas entre os Xavante.

Para isso, além da corrida, a Polícia Civil vai ministrar palestras nas aldeias da Terra Indígena São Marcos, levando informações e esclarecendo os riscos do consumo de álcool e do envolvimento com os entorpecentes.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma ação de atualização vacinal, com oferecimento de vacinas que ainda estão faltando na caderneta da população indígena.

As famílias beneficiárias do Bolsa Família devem comparecer também para que seja feita a pesagem das crianças. A vacinação e pesagem são condicionalidades fundamentais para que o benefício seja continuado.

Também são parceiros do evento o Governo de Mato Grosso, a Unimed Araguaia e a Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT).

Competição

A São Silvestre reúne cinco categorias de corrida, de acordo com a faixa etária do competidor. A categoria adulta compreende os indígenas a partir de 15 anos de idade, na prova de 5 km de distância.

Já as categorias infantis são divididas nas faixas etárias de 3 a 4 anos (50 metros), 5 a 7 anos (100 metros), 8 a 10 anos (200 metros) e 11 a 14 anos (400 metros).

Compartilhe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2024 – Mais Araguaia – Todos os direitos reservados | Aragarças-GO