Secom-BG
Desde 2021, a quantidade de ruas urbanas sem pavimentação em Barra do Garças reduziu de 133 para 113 quilômetros, uma queda de aproximadamente 15,04%. Ao longo dos últimos cinco anos, os avanços em infraestrutura viária também chegaram em forma de microrrevestimento asfáltico, com a recuperação de 65 quilômetros de ruas.

De 2021 a 2025, o município recebeu 20 quilômetros lineares de asfalto em ruas urbanas, em ações conjuntas entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Governo de Mato Grosso. Boa parte desse quantitativo se deve à obra de pavimentação no bairro Nova Barra, concluída em 2024.
Outra frente de aplicação asfáltica é o programa municipal Poeira Zero BG. Em execução desde agosto de 2025, a iniciativa tem o objetivo de pavimentar vias em vários bairros da cidade.

A preocupação com as vias sem pavimentação não foi a única ao longo dos últimos cinco anos. Entre 2022 e 2023, a Prefeitura realizou uma grande ação de aplicação de microrrevestimento asfáltico para recuperar ruas pavimentadas que estavam deterioradas, em razão do tempo.
Nessa primeira etapa, o microrrevestimento foi aplicado em cerca de 100 ruas do centro comercial e de bairros do entorno. Um total de 65 quilômetros lineares de vias recuperadas.
Melhorias seguem neste ano
O programa Poeira Zero só está no início de suas atividades e deve cobrir com pavimentação vias em diferentes bairros de Barra do Garças. A iniciativa tem como meta para 2026 asfaltar mais 30 km na região urbana do município.
Também está prevista para este ano a próxima etapa de aplicação de microrrevestimento asfáltico. Atualmente, o projeto no valor de quase R$ 16 milhões em investimento está em análise na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
As melhorias na infraestrutura são uma necessidade antiga da população e atender essa demanda tem sido uma das prioridades da gestão municipal.
