Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças está realizando, nesta terça-feira (19), a segunda etapa do mutirão de cirurgias bariátricas. A ação é inédita no município e oferece o procedimento gratuito aos pacientes com indicação cirúrgica, que aguardavam na fila de espera.
Conforme ocorreu na primeira etapa do mutirão, as cirurgias são realizadas no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, em Barra do Garças. Todos os procedimentos pré-operatórios também foram realizados no município, gratuitamente.

Esse é o grande benefício do mutirão de cirurgias: além de adiantar o atendimento, o paciente realiza o procedimento na própria cidade, sem a necessidade de encaminhamento para a capital.
“A minha expectativa com a cirurgia é mudar de vida, melhorar, pois a obesidade pode causar muitas doenças. Quero prevenir todas as complicações que possam surgir. Já tentei outros métodos de tratamento e não funcionaram, então corri atrás da cirurgia”, contou a Naara Vieira Ramalho, uma das pacientes atendidas nessa etapa.
Ao longo de várias etapas, o mutirão deve atender cerca de 100 pessoas que já possuem indicação cirúrgica em Barra do Garças. A próxima etapa deve ocorrer em setembro.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Barra do Garças, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Garças Araguaia e o Governo de Mato Grosso, que, por meio do Programa Fila Zero, busca garantir a redução da fila de espera por cirurgias eletivas na rede pública.
A primeira-dama Virgínia Mendes viabilizou R$ 18,8 milhões para a realização das cirurgias aos pacientes dos nove municípios que compõem o consórcio. O deputado e presidente da Assembleia Legislativa Max Russi também foi articulador político para que os procedimentos fossem oferecidos o quanto antes a quem aguarda.
Em Barra do Garças, os esforços da Prefeitura junto ao Fila Zero já garantiram a realização de milhares de cirurgias eletivas no município, entre procedimentos de catarata, pterígio e, mais recente, de joelho.



