Secom – BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intensifica as medidas de prevenção e combate às queimadas urbanas. Desde março, foi realizada uma campanha de conscientização e notificação para que a população realizasse a limpeza de seus terrenos, com prazo estendido até 31 de maio. A adesão foi significativa, mas ainda há locais que permanecem sem manutenção adequada, aumentando os riscos de incêndio no perímetro urbano.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Blainy Danilo, a limpeza dos terrenos é essencial para evitar focos de fogo, como o registrado recentemente no setor industrial, próximo ao Detran. No local, parte da área havia sido limpa, mas outra permaneceu sem cuidados, o que contribuiu para a ocorrência do incêndio. “Com base nas notificações já feitas, será instaurado processo administrativo e lavrado auto de infração, como prevê o Código Municipal do Ambiente”, explicou.

Além da fiscalização, o município está investindo em estrutura para apoio imediato no combate às chamas. Um equipamento de combate a incêndio foi instalado em uma caminhonete cedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e ficará disponível para pronto emprego, tanto pela brigada de incêndio municipal quanto em apoio ao Corpo de Bombeiros.
Outra medida em andamento é a finalização da licitação para contratação de uma brigada de incêndio própria. O grupo, já treinado, passará por capacitação complementar junto ao Corpo de Bombeiros sob orientação do coronel André Deschamps. A equipe contará com equipamentos específicos, como bombas costais, sopradores de ar e o chamado kit combate, composto por reservatório de água com bomba de alta pressão, capaz de ser abastecido por diferentes fontes.
Atendendo à determinação, foi enviada uma equipe de combate composta por membros da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil, equipada com o chamado Veículo Combat, uma caminhonete com bomba d’água pressurizada e canhão direcionador de jato, além de sopradores, bombas costais e suprimentos para alimentação dos combatentes. A ação conta com a participação integrada de Bombeiros, Exército, SEMA, SMMAS, Defesa Civil e brigadistas.